Livres
Tutoriaux
 
Questions & Réponses
 
 
 

"A preservação dos prazeres terrenos

O Rio de Janeiro foi outrora apelidado de "a reserva dos prazeres terrenos", com mais de 5 milhões de pessoas a desfrutar da vida no local. De facto, a cidade da baía de Guanabara oferece uma série de actividades para satisfazer todos os gostos e bolsos. Há muito para o turista escolher.

Alguns são atraídos pela areia branca da costa sinuosa do mar e pelas belas praias. Campos de futebol temporários e redes de voleibol esticadas são visíveis em todo o lado. Os amantes do "rocking" brincam com os barbos. Aqui e ali, os vendedores ambulantes (um tipo de cerveja) vêm e vão, baldes de ferro gelado a tilintar.

Perto, gigantescas pipas vendem, e os tatuadores acenam com clientes ansiosos por cobrir os seus corpos em bronzeado indiano e imagens indianas. Tal memória do Brasil nunca se esgotará... Deixa-se uma impressão agradável da comunicação com raparigas bronzeadas de pernas compridas em biquíni. No entanto, as regras locais não escritas dizem para não aparecer na praia sem um biquíni de topo. A beleza tímida e de cabelo escuro esconde os seus seios de olhos curiosos com um par de triângulos do tamanho de uma moeda.

Para os amantes de comida, o Rio é um banquete para os sentidos. O calor tropical não é um impedimento. "O passeio carnívoro dura cerca de três horas. Passando de mesa em mesa, os turistas comem grandes quantidades de frango frito, carne de porco e de vaca, alternando cada porção com um golo de caipirinha (uma mistura de cana de açúcar e vodka de lima). Tal gula, porém, é apenas um aquecimento antes da feijoada, um almoço brasileiro cuja abundância supera todas as expectativas. A carne de porco estufada em exemplos de roteiro de barro é servida com um acompanhamento de feijão preto. O objectivo da feijoada é provar todas as partes da carcaça de porco, desde a língua até aos pés (o jantar num bom restaurante começa por $15).

Para aqueles que preferem prazeres mais refinados, é oferecida uma visita introdutória à metrópole. Uma opção inclui um sobrevoo espectacular de helicóptero da estátua de Cristo no Monte Corcovado, uma viagem de iate a uma das ilhas tropicais, um passeio de teleférico pelo Pão de Açúcar, uma viagem à Cidade Museu de Petrópolis e uma visita a uma das fábricas de jóias da Stern. O programa termina com um passeio nocturno pelo Rio com uma visita à "Plataforma" de mulatos (taxa de entrada $35).

A vida nocturna é inseparável do estatuto estabelecido da cidade. O Rio tem a sua vida real à noite. As luzes são ligadas em cafés, bares e casinos subterrâneos. A elite da cidade opta por estabelecimentos localizados junto à lagoa de Ipanema. Aqui pode sentar-se calmamente, beber um copo ou dois de caipirinha e trocar as experiências do dia. Se a sua paixão é encontrar aventura em lugares de reputação duvidosa, experimente o café na Avenida Atlántica. As luzes locais reúnem muitas "dama da noite" que ostentam os seus bustos de silicone para embaraçar os turistas (um pecado no Rio custa $40-50). O som do samba e outras músicas latino-americanas roncam pela cidade até de manhã. Não só discotecas são populares, mas também gafieras, grandes pistas de dança ao ar livre. Os membros da banda vestidos com casacos de jantar brancos revezam-se a tocar bossa nova ou tango, e os casais rápidos circulam ao ritmo da música incendiária.

HOME